A difícil arte de caminhar pelas calçadas no Rio de Janeiro.

Caminhar é a única maneira que nós humanos utilizamos para se deslocar. Em qualquer situação, precisamos de um piso nivelado, revestido com material confortável, resistente e claro, de fácil manutenção. Seja na moradia, no escritório, nas áreas de lazer, nas ruas, para que o deslocamento seja seguro, a acessibilidade precisa ser seguras.
Nas calçadas na maioria de nossas cidades brasileiras, é raro encontrar uma via de passeio com um bom acabamento. Muitas são recheadas de buracos, ou desníveis no piso ou quando são disputadas pelos veículos estacionados sobre elas. As pessoas com deficiência, portadoras de auxílio para se locomoverem ou os carrinhos de bebês sofrem bastante ao usarem as calçadas. Outra característica percebida é a existência de desníveis na via. Quando chove, os pedestres andam em ziguezague driblando as poças d’água, com a preocupação de não bater com o guarda-chuva. É muito estressante.

QUEM DEVE SER O RESPONSÁVEL?

Foto 1 05:09

foto 05:09

Isabela Saramago

Sou arquiteta urbanista com especialização em iluminação e sustentabilidade. Cerca de dois anos comecei a desenvolver esculturas como meio de retratar o comportamento humano perante a natureza. Minhas obras são de materiais diversos, sendo a maioria rezíduos sólidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo